segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quem falha em planejar, planeja falhar.

Quando se fala em planejamento, logo se pensa no dinheiro. Cada vez me convenço mais de que a vida financeira de uma pessoa reflete muito de seu caráter. Se alguém não consegue equilibrar suas finanças (independente do quanto ganha), ela ainda não é madura o suficiente para governar sua casa ou na empresa. Como se não bastasse, o dinheiro de uma pessoa fala muito de sua vida espiritual. Isso quer dizer que se você é um fracasso nas finanças, não pode ser uma bênção na vida espiritual.
Não se pode falar em planejamento financeiro sem falar em orçamento. Se você ainda não o tem, comece anotando tudo que gastar. No final do mês analise os gastos à luz do que ganha e prossiga mês a mês, sempre usando a máxima de não gastar mais do que ganha.

Ao planejar nossas vidas, precisamos ser realistas e não fantasiar. Pode-se ousar nos planos, mas sem ignorar o bom senso e a realidade dos fatos. Planejar não significa necessariamente concretizar o que se planejou. Devemos planejar com sinceridade e confiança, mas igualmente devemos ser maleáveis às mudanças.

Seu planejamento deve seguir algumas dicas básicas: 

1) Determine suas prioridades com clareza. Ao estabelecer seus alvos dê prioridade a eles. Se não houver objetivos mensuráveis, fica difícil saber onde se está, e para onde ir.

2) Faça uma tempestade de ideias. Anote suas ideias e compartilhe com seu cônjuge, filhos e amigos, buscando assim ampliar a qualidade das metas em vista.

3) Elabore um plano de ação com datas para alcançar os planos e datas de avaliação.

4) Comprometa-se com o seu planejamento. Para isso você terá que refazer sua agenda de atividades, cortando alguns afazeres em prol de outros. Sem dedicação não se alcança o que se almeja. Cada dia reveja seu planejamento e mentalmente os visualize.

5) Tire lições do que não acontecer. Se alguma coisa não sair conforme foi planejado, não significa que o plano foi um fracasso. Concentre-se nos aspectos positivos e reveja o que falhou.

6) Comemore as conquistas de uma maneira que o faça sentir-se recompensado pelo projeto traçado e concretizado.