terça-feira, 22 de setembro de 2009

Google adianta avanços do marketing de busca além das palavras-chave

O marketing baseado em buscas na rede ainda precisa percorrer um bom caminho pela frente até alcançar um bom estágio de desenvolvimento. Mas alguns avanços já são antecipados, como a pesquisas que vão além de palavras-chave e maior capacidade de buscas de imagens e em celulares.

“Temos uma ótima oportunidade de revolucionar a indústria do marketing de busca”, disse Nicholas Fox, diretor de produtos do Google AdWords, em uma conferência sobre estratégias de mecanismos de busca, na Califórnia. O AdWords é o serviço de publicidade de busca do Google.

A companhia, por sua parte, expandiu seus serviços para incluir tais capacidades e requisições mais avançadas, bem como um simulador de propostas de publicidade, acrescentou Fox.

No entanto, anúncios via palavras-chave continuam “no jogo”, com anunciantes tentando descobrir quais são os hábitos de busca dos usuários que pretendem atingir.

“Precisamos melhorar a conexão entre o usuário e o anunciante”, disse Fox. “Palavras-chave funcionam bem, mas há muito espaço para melhorias”, disse ele. Atualmente, o Google oferece uma ferramenta que sugere palavras-chave aos anunciantes.

Abordagens que não envolvam palavras-chave estão sendo analisadas, disse Fox. Em vez de palavras, um grupamento de bombeiros pode oferecer detalhes da localização de suas operações e serviços, enquanto um revendedor pode oferecer uma lista de produtos de seu catálogo.

Outras áreas de desenvolvimento incluem buscas baseadas no reconhecimento de imagens. “Acredito que essa seja uma área que continuará a receber investimentos da empresa”, afirmou o executivo. Buscas móveis também avançam conforme os navegadores para smartphones como iPhone, Android e Palm Pre se sofisticam, disse ele.

Paul Krill, do InfoWorld, dos EUA
Fonte: IDG NOW!